SOBRE O CONTRATO DE LOCAÇÃO

 

Quem é a GRENKE?

A GRENKE é a líder do mercado Europeu no segmento de locação de IT para PME's. Não negociamos diretamente com o cliente final. Oferecemos o nosso serviço por meio de um canal ou revenda de equipamentos. No Brasil temos escritórios em São Paulo, Belo Horizonte e Rio Grande do Sul.

Para cima

 

O que é o serviço de Locação GRENKE?

É um contrato entre um usuário final Pessoa Júridica e a GRENKE, para a locação de um equipamento que o usuário escolhe, através de um revendedor. O revendedor fornece o equipamento. A GRENKE paga a nota fiscal a ele. O usuário do equipamento paga à GRENKE parcelas regulares para o uso deste, por um período previamente acordado. Oferecemos o nosso serviço por meio de um canal ou revenda de equipamentos.

Para cima

 

Qual o prazo do contrato de locação?

Projetos de locação podem ter um prazo de 12 a 60 meses.

Recomendamos que o prazo não seja superior à vida útil esperada do equipamento que será locado. Como orientação, a vida útil para computadores é de 3 anos e para produtos de impressão e comunicação 5 anos. 

Para cima

 

O que acontece no final do contrato?

O contrato da GRENKE foi feito para dar flexibilidade ao usuário durante a utilização do equipamento. A GRENKE detém a propriedade do equipamento. No entanto, a empresa locatária pode optar por:

  • Estender o período de aluguel pelo prazo que desejar.
  • Realizar upgrade dos equipamentos, com a devida atualização tecnológica e valores do contrato de aluguel.

Para cima

 

Com que frequência deverão ser efetuados os pagamentos?

Os pagamentos são realizados mensalmente.

Para cima

 

Qual a data de vencimento da mensalidade de locação?

O contrato de locação inicia-se após a entrega e instalação dos equipamentos. A data de vencimento dos boletos, por norma, é o dia 5 de cada mês.

Para cima

 

As parcelas são fixas durante o período do acordo?

O valor da parcelas são determinadas no momento do fechamento do contrato e sem reajuste IGP-M, do início ao fim do período de locação.

Para cima

 

Posso mudar de ideia depois de assinar o contrato?

O direito de considerar o contrato na sua totalidade antes de assinar uma oferta de financiamento é seu. Assim que o equipamento é entregue serão aplicadas as regras para terminação antecipada. Estas estão de acordo com o descrito dos termos e condições do contrato. Não existe período de reflexão. Deverá notificar imediatamente a GRENKE se decidir que não quer continuar com o contrato.

Para cima

 

Posso terminar o contrato antes do final?

Assumindo que não existem parcelas em atraso, terá que avisar a GRENKE com três meses de antecedência. Devolve o equipamento e efetua um pagamento final de acordo com o indicado nos termos e condições do contrato. Este consiste nas parcelas ainda por pagar, menos um desconto pela antecipação. Caso seja solicitado, poderá ser fornecida uma cotação por escrito. 

Para cima

 

Quais são os benefícios fiscais que podem ser deduzidos em meu imposto de renda?

Em conformidade com os Artigos 249 e 250 do Regulamento do Imposto de Renda - Decreto 3000/1999 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htm), as empresas enquadradas no modelo de lucro real, podem considerar a locação de equipamentos como despesas dedutíveis de IRPJ e CSLL, desde que sua empresa apresente lucro durante este exercício.

 

Caso a empresa não apresente lucro no exercício, o prejuízo fiscal pode ser compensado com o lucro real de períodos subsequentes, ao limite máximo de 30% do lucro real do exercício, conforme Inciso III do Artigo 250 do Regulamento do Imposto de Renda - Decreto 3000/1999 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/d3000.htm).

 

Adicionalmente, de acordo com o Inciso IV do Artigo 3º da Lei 10.833/2003 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.833compilado.htm) e com o Inciso IV do Artigo 15 da Lei 10.865/2002 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/L10.865compilado.htm), empresas que utilizarem os equipamentos para suas atividades produtivas, terão também direito ao crédito de Pis/Cofins

Para cima

 

Quais são os passos necessários para alugar equipamentos com a GRENKE?

Contate um fornecedor de confiança. Após a análise das suas necessidades de equipamentos, escolha o prazo que deseja ter o bem alugado.  A GRENKE efetuará a análise de seu CNPJ em apenas 20 minutos. Em seguida envia à GRENKE: cópia simples de RG e comprovante de endereço da empresa onde serão instalados os equipamentos e 2 vias do contrato de locação devidamente assinados. O contrato se inicia após a instalação e boa entrega dos equipamentos ao cliente.

Para cima

 

SOBRE O EQUIPAMENTO

 

Quem é o responsável por fazer o seguro do equipamento?

A GRENKE garante gratuitamente o seguro do equipamento por seis semanas. Sua empresa pode optar pelo nosso seguro que é o mais  vantajoso e completo do mercado de tecnologia ou apresentar um seguro de uma outra instituição, com a cobertura dos equipamentos locados.

Para cima

 

E a manutenção do equipamento?

A GRENKE não garante a manutenção. Para ter acesso a este benefício, sua empresa deverá contratar com um fornecedor de sua escolha.

Para cima

 

Quem deverei contatar se tiver um problema com o equipamento?

Questões relacionadas com a operação e manutenção do equipamento deverão ser dirigidas ao parceiro fornecedor do equipamento. A GRENKE buscará ajudá-lo a resolver qualquer problema quando o parceiro revendedor não prestar a devida assistência. 

Para cima

 

Como é que obtenho os consumíveis para o equipamento?

O contrato com a GRENKE não inclui o fornecimento de consumíveis ou outros suprimentos. Estes deverão ser obtidos através do parceiro revendedor.

Para cima

 

SOBRE A ALTERAÇÃO DE CIRCUNSTÂNCIAS

 

O que é que acontece se eu mudar de endereço?

O equipamento é propriedade da GRENKE. É necessário notificar a GRENKE com todos os detalhes antes da mudança, A GRENKE dará seguimento ao pedido de transferência para um novo lugar. O equipamento não pode ser movido para fora do Brasil.

Para cima

 

O que acontece se eu quiser vender o meu negócio ou quiser transferir o mesmo para outra pessoa?

A GRENKE pode efetuar a transferência através de um novo acordo. Serão consideradas todas as parcelas por vencer. Será cobrada uma taxa administrativa para cobrir os custos.

Para cima

 

Posso mudar ou adicionar equipamento antes do final do contrato?

Sim, a GRENKE permite que você adicione equipamentos no decorrer do seu contrato.

Para cima

 

E se eu não conseguir pagar as parcelas?

O atraso no pagamento da mensalidade de locação é passível de cobrança de juros de mora. Se sua empresa está com dificuldades, por favor contate a GRENKE assim que possível. A GRENKE fará o possível para ajudá-lo a regularizar a sua situação. O não cumprimento do pagamento da mensalidade, obriga a  GRENKE a executar as medidas legais para a reintegração do bem. Será solicitado o pagamento de todas parcelas em atraso e por vencer.

Para cima

 

Posso terminar o contrato antes do final?

Assumindo que não existem parcelas em atraso, é preciso avisar a GRENKE com três meses de antecedência. O equipamento deve ser devolvido e efetuar um pagamento final de acordo com o indicado nos termos e condições do contrato. Este consiste nas parcelas ainda por pagar, menos um desconto pela antecipação. Os cálculos efetuados pela GRENKE estão de acordo com as regrais legais de operação no mercado.

Para cima