Hoje, de forma holística, os profissionais de TI participam como consultores aos CFOs e aos times de inovação e produtos por conhecerem melhor do que ninguém onde os dados se encontram e como estes podem entregar valor, além de manterem a vital  função de transformarem digitalmente as corporações.

É uma tarefa complexa que exige mais do que conhecimento técnico, demanda o correto entendimento de todo ecossistema, das tecnologias atuais e pontos críticos da operação, onde os recursos aplicados trarão rapidamente resultados em resposta aos principais KPIs financeiros.

Os desafios das equipes de TI variam de acordo com o setor, o porte e os objetivos de cada organização. No entanto, alguns são observados com maior intensidade e recorrência como a habilidade em alinhar as prioridades de atualização ao fluxo de caixa; o desenvolvimento de soluções digitais que aumentem a mobilidade, a conectividade e a produtividade dos colaboradores; proteção das informações que garantam a integridade, a confidencialidade e a disponibilidade dos dados em diferentes ambientes.

Embora, mais recentemente, as áreas de tecnologia tenham visto seus orçamentos aumentarem, ainda sentem o impacto do crescimento dos preços dos componentes usualmente feitos em moeda estrangeira, além do surgimento de novas aplicações, como a IA generativa para melhoria da experiencia do cliente, que geram pressão nos orçamentos.

A atualização envolve investimentos para aquisição de novos equipamentos como computadores, servidores e sistemas, sendo importante conhecer em detalhes seus impactos para entender como superá-los e essencialmente buscar maneiras de patrociná-los sem imobilizar capital desnecessariamente. Independente de quantos e quais, atender as demandas tecnológicas garantem a sobrevivência das organizações.

 

A importância da inovação para o crescimento do negócio

 

Durante os bloqueios da pandemia de Covid-19, houve uma necessidade de migração rápida para plataformas digitais. No entanto, muitas organizações permanecem apenas com o modelo tradicional.

Investir em tecnologia e no correto equipamento pode ajudar a construir resiliência digital, conectar-se mais efetivamente com os clientes e otimizar processos.

É importante avaliar a realidade que se encontra e entender seus objetivos. Quais problemas esta solução resolve? O tornará mais competitivo? Atua na redução dos custos operacionais? Responder a esta perguntas ajuda no direcionamento eficaz dos recursos e no crescimento da receita.

 

Como expandir a capacidade financeira e atender a demanda por modernização

 

Existem alternativas financeiras para acessar modernos equipamentos com um menor desembolso inicial. Cada vez mais empresas consideram a locação ao invés de compra. Além de reduzir os custos com a imobilização e gestão dos ativos, a solução permite créditos fiscais por serem consideradas despesas operacionais.

Companhias especializadas em soluções de locação possuem maior flexibilidade que instituições de crédito tradicionais e serviços em suas ofertas.

A GRENKE, especialista em locação, auxilia empresas concretizarem projetos de renovação. Invista em INFRAESTRUTURA de forma simples e rápida, com LIQUIDEZ e MENSALIDADES FIXAS. Seja por uma locação pontual ou em série de ativos, com condições prefixadas por um período de 12 meses, temos o produto certo. Conheça a Locação Clássica ou o Acordo Geral de Locação.