O setor de manufatura está no meio de uma revolução tecnológica graças à automação. Seu uso na gestão vem trazendo mais competitividade e ganho de produtividade, além de uma alocação orçamentário mais equilibrada, onde máquinas ajudam monitorar processos, transportar mercadorias e solucionar problemas.

Na Indústria 4.0 as últimas inovações dão vida às fábricas inteligentes, onde processos se tornam autônomos com melhor monitorização, controle e tomada de decisões mais assertivas. Dentro das tecnologias frequentemente empregadas no processo produtivo moderno estão a Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA), além da robótica e Impressão 3D, esta última, sendo bem explorada na criação de protótipos, ferramentas e peças personalizadas.

 

Então, quais são exatamente os benefícios de uma linha de produção atualizada

 

Aumento da produtividade: a automação industrial incrementa significativamente a produção, fabricando mais em menos tempo e com maior precisão.

Redução de custos: equipamentos modernos reduzem os custos operacionais, pois as manutenções preventivas ou corretivas são reduzidas juntamente com o tempo de inatividade.

Menor perda: novas tecnologias diminuem os erros humanos, aumentando a qualidade dos produtos e reduzindo os custos com retrabalho e desperdício.

Maior segurança: o uso de robôs e máquinas autônomas minimizam os riscos associados ao trabalho manual.

 

A conquista de uma indústria sustentável depende do equilíbrio entre a necessidade de inovação e a capacidade para executá-lo sem causar um desequilíbrio financeiro.

Investir em uma estrutura moderna é fundamental e pode ser visto sobre a ótica da continuidade do negócio e da oportunidade de ampliá-lo. O aumento da eficiência com medidas de redução de custos, como por exemplo a implantação de equipamentos que economizam energia ou insumos deve ser considerado quando se fala em se manter competitivo e a frente da concorrência.

A GRENKE apoia empresas em seus projetos de modernização através da locação, com produtos adaptados tanto para a necessidade pontual de máquina como para a procura regular, com condições pré-fixadas e livre escolha de fornecedor e  prazos. Conheça nosso portfólio de ativos locados para infraestrutura.